sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sobre o Refluxo

Há tempos venho querendo escrever sobre esse assunto que esteve tão presente nos primeiros 10 meses de vida do meu filho: o refluxo. Refluxo é o retorno, pelo esôfago, de suco gástrico + alimento que está no estômago, chegando, às vezes, até a boca. Pode dar em adultos e crianças e é bem comum em bebês recém nascidos, que sofrem do mal por causa da falta de amadurecimento do sistema digestivo. 
Como já ouvi dizer, parece até que o refluxo está na moda e que todas os bebês resolveram apresentar os sintomas... É verdade, e é preciso estar atento pois, nem sempre o fato de a criança regurgitar leite, significa que ela tem refluxo. As famosas "golfadas" são bem comuns entre os bebês e, se a criança está ganhando peso normalmente e não dá sinais de desconforto, provavelmente ela não precisará de tratamento específico. 
É sempre importante a avaliação do pediatra, que poderá examinar a criança e até solicitar alguns exames como ecografia ou raio-x com contraste, para confirmar com mais precisão a existência de refluxo. Esses exames são importantes também para confirmar o chamado "refluxo oculto", que ocorre quando os alimentos voltam pelo esôfago, mas não chegam até a boca e não causam, portanto, os vômitos.
Existem vários remédios que auxiliam no combate dos sintomas do refluxo mas, de acordo com todos os médicos que já ouvi, eles servem apenas para amenizar os sintomas e não para curar o mal. Existem remédios, como o Label e o Losec Mups, que diminuem a sensação de queimação, e também o Motilium e o Digesam, que fazem a digestão ficar mais rapida e, assim, diminuem os vômitos. Por experiência própria, percebi que, apesar dos remédios,  só o tempo é capaz de curar o refluxo. No caso do meu filho, foi até os 10 meses de vida, quando ele começou a caminhar (e aí, a própria postura ereta ao andar, ajudou na cura). Mas a boa notícia é que a maioria das crianças fica curada entre os 3 e 6 meses.


Refluxo X Leite Artificial

Como meu filho não ganhava peso, com 2 meses e meio comecei a dar leite artificial, como já contei aqui e, inicialmente, a pediatra receitou o leite Pregomim Pepti, da Danone.



Esse leite tem a fórmula hipoalergênica e é hidrolisado, ou seja, passa por um processo em que a proteína do leite é fragmentada, o que diminui as chances de reação alérgica e facilita a digestão. A pediatra indicou para evitar qualquer reação alérgica e, segundo ela, por ser de digestão rápida, os vômitos iriam diminuir. Usei este leite por uns 6 meses. Prós: meu filho se adaptou muito bem, não teve cólicas e gostava do sabor. Contras: além de custar caro, não resolveu e nem amenizou o problema dos vômitos (até porque, este leite não é próprio para refluxo e, sim, para alergias).
Depois de meses vendo meu filho vomitar o leite, resolvi, por conta própria, trocar para uma fórmula AR, ou seja "Anti-Refluxo".



Pesquisei na Internet e optei pelo Aptamil-AR, também da Danone. Meu filho gostou e os vômitos diminuiram (ele continuou vomitando, mas em quantidade bem menor).Mesmo depois do problema do refluxo terminar, continuei dando o Aptamil AR porque meu filho gosta tanto que não aceita outras fórmulas!
Como já contei aqui, meu filho não deixou de mamar no peito pelo fato de eu ter introduzido o leite artificial.


Algumas dicas para diminuir o desconforto causado pelo refluxo:

- fazer uma consulta com o pediatra para verificar se é o caso de uso de medicação
- trocar de fralda antes da mamada: sempre que possível, troque a fralda antes da mamada porque levantar as pernas do bebê com o estômago cheio, favorece o retorno do leite do estômago.
- inclinar o berço: coloque algum apoio nos "pés" do berço, para levantar a cabeceira. Dormindo com a cabeça mais elevada, fica mais difícil  de o leite voltar. Eu optei por inclinar o berço, mas existem outras opções no mercado:
Colchão anti-refluxo

Travesseiro anti-refluxo

"Redinha" para evitar que a criança role por causa do travesseiro ou do colchão inclinados



- não deitar o bebê logo após a mamada: se puder, deixe o bebê em pé, como na posição de arrotar.
- procure dar refeições menores em maior número de vezes ao dia (essa, sinceramente, não nunca consegui botar em prática. Meu filho vivia faminto!)

Essa são só algumas dicas. Como eu disse, existem várias medidas que ajudam a diminuir os sintomas do refluxo mas, a cura mesmo, só o tempo é que pode trazer. Infelizmente!
Um beijo grande.

Um comentário:

  1. Ola, gostaria que vc falasse dos medicamentos que seu pequeno anjo tomou e a reaçao dele diante dos mesmos!! Luz ao seu coraçao!!

    ResponderExcluir