segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Como acalmar o bebê?!


Se tem uma coisa que apavora toda e qualquer mãe é ouvir o seu filhote chorando sem parar! O choro é muito comum em bebês pequenos (eu que o diga, meu filho chorou muuuuito quando menor). Muitas vezes, o recém-nascido já está bem alimentado, limpinho, não está com sono e nem com cólicas, mas continua chorando (talvez por sentir falta de estar apertadinho no útero materno). No começo eu ficava apavorada quando isso acontecia e saí quinemlouca pesquisando no Google (Google: Santo Anjo Protetor de toda mãe de primeira viagem) técnicas para acalmar a cria. A maioria me ajudou muuuuuuito nessa horas, então vou compartilhar com vocês.

Banho de balde: O banho de balde conquistou mães no mundo inteiro e já é utilizado até em algumas maternidades brasileiras para os primeiros banhos do recém-nascido. A promessa dos fabricantes é acalmar o bebê, segundo eles, porque o balde lembra muito o útero materno.
Eu dei muito banho de balde no meu bebê e, seja pelo fato de lembrar o útero, seja pelo fato de o bebê ficar com água morninha até o pescoço, fato é que realmente funciona. Usei o balde até uns 7, 8 meses.
Existem diversas opções no mercado, desde os de grife até os “genéricos” e, na minha opinião, todos funcionam. Quando eu estava grávida, não tinha certeza de que este tipo de banho realmente funcionava e não queria investir muito dinheiro, então optei por um “genérico”, da Sanremo e não me arrependi.
Acho que muitas mães estavam fazendo isso e a Sanremo, atenta à demanda, começou a fabricar baldes próprios para bebês (que ela chamou de "ofurô infantil"), que são bem mais baratos que a famosa Tummy Tub.
Independente da marca e do valor, vale a pena comprar e testar. Alguns bebês chegam a dormir no balde, de tão relaxados que ficam.



Tummy Tub
Sanremo


Som do útero: Teve uma noite que meu filho não parava de chorar e eu já tinha tentado de tudo, TUDO mesmo, quando resolvi ligar o som do útero. No mesmo instante meu bebê se acalmou! Dali em diante, gravamos o som do útero em um CD e ele se tornou companhia inseparável (e quase insuportável!) das noites de choro! Para quem quiser testar:




Para quem não tiver o áudio disponível, vale fazer o som com a boca (shhhhhhhhhh) e até ligar um secador de cabelo!

Pacotinho”: Mais uma técnica que remete o bebê à vida intrauterina! Usando um cueiro ou uma manta, basta enrolar o chorão baby como nos passos abaixo:

Oi?! Sou um bebê enrolado!

Comigo funcionou bastante, recomendo!

Funchicórea: Fitoterápico composto de funcho, chicórea e sacarina, é vendido nas farmácias e pode ajudar a acalmar o bebê. Muitos dizem que ela tem propriedades calmantes, mas eu acho mesmo que o bebê se acalma por causa do sabor doce. Tanto é que basta encostar o pózinho na boca e ele já fica quieto! Ajuda demais mas, muitas vezes, quando acaba o sabor doce, o bebê volta a chorar e você tem que colocar mais funchicórea. E assim vamos noite a dentro...

Shantala: Shantala é uma técnica de massagem originada na India, criada para ser feita pelos pais em seus bebês. É realizada por meio de movimentos suaves que acalmam e proporcionam momentos de bem-estar à criança. No youtube tem um moooonte de videos que ensinam a fazer, então, se tiver interesse, cooorre para lá! Aqui vai um dos videos disponíveis:



Essas são as principais “técnicas” que eu usava para acalmar meu baby. Teve dias que fiquei quase maluca e usei todas juntas: banho, massagem, depois pacotinho + chupeta de funchicória + som do útero!!!! Vale tudo nessas horas! Mas, se nada funcionar... Muita fé e paciência, que uma hora passa!
Boa sorte!

3 comentários:

  1. Oi Dana! Não sei o que aconteceu com seus comentários, acho que o blog excluiu! Mas, ainda bem, consegui ler a tempo! Menina, espero que depois de treinar com um filho a gente esteja mais preparada para o próximo! Assim espero, né? Aliás, essa é uma coisa que quero saber, afinal, estou pensando (SÓ PENSANDO!) em mais um filho! Depois você me conta, por favor? rs. Beijos enormes.

    ResponderExcluir