segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sobre a (Des)Encantadora de Bebês!


Estou aqui hoje para falar sobre a Encantadora de Bebês, Tracy Hogg. Desde os primeiros dias em que descobri que estava grávida, tive contato direto e imediato com os livros da Tracy Hogg. (Né?! Básico para todas as mães de primeira viagem!)
Quando meu baby nasceu, já sabia de cor e salteado tudo que deveria ser feito. Amamentação de três em três horas; técnica EASY, técnica para ensinar a dormir no berço (e não no colo, nem no carrinho, nem em qualquer outro lugar que não seja o berço); já sabia interpretar todos os diferentes tipos de choro (cólica, fome, sono, carência, etc).
Enfim: Era praticamente uma expert em bebês, certo?!
Bebê nasceu. Comecei a usar todos os meus mega power conhecimentos encantadorísticos de bebês e, para o meu desespero, o caos se instalou. Por mais que eu tentasse seguir à risca, nada funcionava. Bebê chorava, não dormia, queria mamar o tempo todo, era avesso à rotina. E, cada vez que eu encontrava uma mãe e tentava contar meus problemas, lá vinha ela com aquele papo de rotina e encantadora de bebês e blábláblá.
Terror e pânico. Até o dia em que resolvi jogar a encantadora fora (o livro, né?!) e resolvi seguir o meu instinto de mãe. Sim! Mães de primeira viagem também têm sentimentos instintivos! E foi aí que eu entendi que conhecimento é importante, mas no nosso mundo animal, o nosso instinto mamífero quase sempre tem a razão.
Daí que eu decidi que eu tentaria seguir uma lógica na nossa rotina. E tentaria, sempre que possível, fazer o baby dormir no seu berço e, se desse, usaria as técnicas aprendidas. Sem stress, sem rigidez. E quando não desse para seguir as regras, relaxaria e faria o que desse. E foi a melhor coisa que eu fiz. Sabe por que? Porque a encantadora pode saber muito sobre bebês. Mas sobre o meu filho, quem sabe mais sou eu! Hoje, após 1 ano, temos uma rotina estruturada, mas que pode ser quebrada sem maiores dramas. Então, por exemplo, o bebê está chatinho e não quer dormir (de jeito nenhum) no berço? Levo ele para a minha cama e dormimos abraçadinhos. Na época em que ele ainda só mamava no peito, se ele queria mamar o tempo todo, dava o peito o tempo todo. E assim por diante. E vivemos felizes para sempre, sem neuroses, sem loucuras.
Queria contar isso para vocês, porque sei quanto a gente se cobra para dar conta do recado, especialmente quando tem o primeiro filho. A gente quer ter o domínio da situação, quer ter uma vida sossegada de volta o mais rápido possível e espera (sonha!) que um livro possa ser a salvação. E nos agarramos com unhas e dentes a ele. A lição que eu aprendi é que devemos ter paciência e carinho com nossos bebês e lembrar sempre de uma coisa: VAI PASSAR! Bebês mudam rapidamente e as rotinas também. E as únicas e verdadeiras encantadoras de bebês dos NOSSOS bebês somos nós mesmas, com nossos defeitos, inseguranças e loucuras de mãe.

Não! Infelizmente ela NÃO resolve TODOS os nossos problemas!


8 comentários:

  1. Olá Lica!

    Realmente é isso mesmo!
    Tenho estes dois livros, e que na verdade me deixaram mais confusas durante a gravidez. Existem muitas coisas que falam no livro que são diferentes do que a gente escuta por aí e... a realidade é outra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Monika! Bebês não têm manual, não é mesmo?! Continue acompanhando o blog! Beijos para você!!! :)

      Excluir
  2. Eu li o primeiro livro e pra falar a verdade me ajudou em alguns momentos, por exemplo: quando o bb chora e a gente sai correndo pra atendê-lo sem escutar o choro para saber o que ele quer, sobre a questao da amamentacao na madrugada, consegui tirar com 4 meses e ela dormia a noita toda entre outros pontos bacanas.Mas digo que o livro realmente nao é a solucao e que nao dar pra segui-lo a risca pq desse jeito nos cobramos demais a toa e piramos tb,risos...
    Bjim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! É claro que o livro ajuda em muitos pontos! Mas não dá meeeeesmo para segui-lo à risca, como muitos por aí querem!Beijo enorme e continue acompanhando!

      Excluir
  3. Flor, tbm tentei implementar a tal rotininha estruturada, mas fiquei mais stressada ainda, pois meu bebê não seguia nada(claro! Vc tem td razão, ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Camila! Antes de ter filho, a gente pensa que é só seguir o que a encantadora diz e pronto! Coitadinha de nós, ingênuas! hihihi

      Excluir
  4. meu filho seguiu bem ate 6 meses, após, dentes nascendo, introdução de papinhas, horário de verão que mudou, bagunçou tudo o esquema, e meu bebe começou acordar varias vezes a noite , uma loucura o que me restou foi ter muita paciência e amor de mãe mesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. Impressionante como me identifiquei kkkk. Acho que esse livro me deixou mais agoniada porque nada funcionava. E outra coisa que errei também foi dar ouvido de mais as outras pessoas. Acho que o melhor é seguir nossos instintos e todas as mães erram um pouco até entender seus bebês!

    ResponderExcluir