segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dúvidas sobre a Cesariana!

A partir do momento que a gente engravida, começa a se questionar sobre o tipo de parto que fará. Achei legal compartilhar com vocês as minhas impressões do parto, para facilitar a escolha ou mesmo para prevenir surpresas, como foi no meu caso!
Então... Lá vai:

Anestesia: Fiz a anestesia raquidiana e, particularmente, achei tranquila. O anestesista dá umas três picadinhas nas costas (da um incomodozinho, mas não chega a doer) e logo as pernas começam a esquentar e depois formigar, até não as sentirmos mais. Essa acho que foi a parte da anestesia que mais me angustiou: o fato de tentar mexer as pernas e não conseguir! O que fiz na hora para superar esse incomodo: parei de tentar mexer as pernas e fingi que estava tudo normal! rs.
O efeito da anestesia passa muito rápido. Quando saí da sala de cirurgia, já estava mexendo os dedos dos pés e, logo após, as pernas. O efeito acaba bem rápido mesmo.

A cirurgia: Pouco depois que a cirurgia começa, o bebê já é retirado! Rapidinho a gente ouve o seu chorinho... Durante a cirurgia, por causa dos procedimentos cirúrgicos, algumas vezes a gente sente o corpo da gente balançar na maca, é normal. No meu caso, o médico ia explicando o que estava fazendo, então não me preocupei com os “solavancos”. Acho que a cirurgia toda dura mais ou menos uns 40 minutos. Não senti dor, nem incomodo algum durante o procedimento, mas já ouvi algumas mulheres dizerem que sentiram falta de ar e pressão no peito. Eu não senti nada!

Depois da cirurgia:

Gases: No meu caso, meu médico me recomendou que, assim que eu recebesse a anestesia, tentasse falar o menos possível para evitar a formação de gases. Para mim foi muito difícil ficar absolutamente quieta! Quando você sai da cirurgia com seu bebezinho e encontra sua família toda te esperando, o que você mais quer é falar, contar como foi, elogiar o bebê, etc. Resultado: tive gases e incomoda muito mesmo porque eles pressionam o local sensível dos pontos. Tomei muito luftal na maternidade para ajudar, mas, ainda assim, fui para casa cheia de gases.

Xixi: Mesmo tomando três ou quatro tubos de soro, passei um dia inteiro sem conseguir fazer xixi. Fazia força e não saia nada. O médico disse que é absolutamente normal. No dia seguinte ao parto, consegui, mas se não tivesse conseguido, os enfermeiros iriam colocar uma sonda.
Quanto ao “número dois”: Me encheram de tamarine na maternidade para ajudar o intestino a funcionar. Não conseguia fazer força por causa dos pontos, e ele só funcionou em casa, dois dias depois.

Sangramento: depois do parto (seja cesariana, seja normal), ficamos com um sangramento por alguns dias, como se estivéssemos menstruada. No meu caso, o sangramento durou uns quatro dias.

Coceira e frio: depois que o efeito da anestesia passou, senti coceira no corpo e frio. Dura algumas horinhas.

Recuperação: A gente fica um pouco debilitada logo após a cesariana. O abdômen dói para tossir e ate para rir mais forte. Precisa de ajuda para levantar da cama, pegar objetos no chão, etc. Mas, a recuperação eh incrivelmente rápida! Cada dia que acordo, me sinto melhor. Quando fui tirar os pontos, 10 dias após a cirurgia, o médico já me liberou para dirigir, caminhar e fazer tudo que eu me sentisse apta. E realmente, com dez dias voltei a fazer a maioria das coisas que fazia antes. Claro que é preciso um pouco de cuidado e não exagerar (o médico pede para não fazer esforço grande, como por exemplo, musculação. Isso até 40 dias após o parto..).
A cicatrização do corte é rápida e meu médico indicou uma pomada chamada Kelo Cote para passar e evitar quelóides. Ele me indicou usar por 6 meses. Usei também a cinta pós parto, que ajuda muito. Ela dá segurança para fazermos as coisas, principalmente nos primeiros dias, em que estamos mais sensíveis. Vale a pena comprar.

Remédios: Tive que tomar antibiótico, anti-inflamatório, tilenol e luftal por uma semana.

Será que esqueci alguma coisa? Bom, são essas as principais que me lembrei! Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário