sábado, 25 de fevereiro de 2012

A Higiene Oral dos Bebês!


A higiene oral do bebê deve ser feita desde o seu nascimento, bem antes de nascerem os primeiros dentinhos para evitar doenças, como a candidíase oral (também conhecida como “sapinho”). Além disso, é importante que o bebê se habitue desde cedo à escovação, para que tenha uma boca saudável no futuro.
Esta limpeza é bastante simples: basta molhar um paninho ou uma gaze com água filtrada e massagear a gengiva e a língua após cada mamada, para retirar os restos de leite. Existem luvas próprias para esta higiene inicial, que podem ser usadas no lugar da gaze e são mais divertidas para os bebês:

Não são uma gracinha?!

Com o surgimento dos primeiros dentinhos, deve-se iniciar a escovação propriamente dita. Existem no mercado escovas que se encaixam no dedo de um adulto (dedeiras) e são muito práticas de manipular, mas, quando seu filho começar a dar mordidas, você vai querer trocá-la rapidamente para uma escova convencional, como foi meu caso!

Ótima para seu bebê treinar as primeiras mordidas!
Escovinha anti mordidas! Rá!














Com o surgimento dos dentes, além do uso da escova, deve-se começar a aplicar pastas próprias para bebês, que não possuem flúor na sua composição. A ingestão de flúor na infância pode prejudicar a formação dos dentes, por isso a maioria dos dentistas recomenda que pastas com flúor não sejam administradas até os 7 anos da criança.
Se possível, a partir do nascimento do primeiro dentinho, leve seu filho a uma consulta com um odontopediatra, que poderá lhe orientar sobre as melhores escolhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário