quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Primeiras Papinhas – A temida introdução dos alimentos sólidos!


Depois de seis meses de amamentação exclusiva, chega o momento de introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê! Normalmente nós, mães, ficamos sensíveis nessa fase porque ela representa um marco de independência dos bebês, já que aos poucos eles não precisam mais de nós! (Coração de mãe sofre, né gentemmm!).
Para o bebê é um momento de aprendizagem, afinal, para quem tomou apenas leite por seis meses não é tão simples ingerir alimentos sólidos: a consistência e o sabor são bem diferentes. É preciso persistência e paciência por parte das mães.
No começo, geralmente os babies se recusam a comer e as mães até começam a achar que a comida está ruim ou que a missão de alimentar um bebê é impossível. Mas, o início é assim mesmo e é preciso insistir, dar um pouquinho a cada dia. No primeiro e no segundo dia, com muito esforço, consegui fazer meu filho comer apenas 3 colheres de papinha. E dava o peito em seguida para saciar a fome, já que nesse iníciozinho a papinha não deve ser considerada como alimentação propriamente dita. É mais um treino, uma descoberta.
Com uma semana meu filho já estava comendo bem e aí sim eu pude substituir uma mamada por um potão de papinha (orgulho de mãe!)
Fui orientada pela pediatra a começar com a papa salgada porque, segundo ela, se eu começasse pela doce poderia acontecer de depois o bebê rejeitar a salgada, que não é tão agradável ao paladar. Para nós funcionou, mas conheço mães que começaram pelas papas de frutas e deu tudo certo também. A verdade é que cada bebê é único e o ideal é que cada mãe procure o seu médico para receber orientações específicas para o seu caso!
Para iniciar a introdução de alimentos sólidos é importante que se dê um alimento novo de cada vez, para que se possa observar se o alimento deu alguma reação diferente, como diarreia, intestino preso ou alergia.
A primeira papinha do meu filho foi um purê de batata (uma batata cozida com um pouquinho de sal batida no mixer). Dei esse purê por dois dias e, não tendo percebido qualquer alteração, acrescentei um novo alimento. E, assim, fui acrescentando novos alimentos e observando, até provar de tudo. A orientação inicial da pediatra foi que eu fizesse papinhas simples que contivessem pelo menos um dos legumes de cada grupo:

batata ou inhame ou cará,
cenoura ou abóbora ou beterraba,
chuchu ou abobrinha ou brócolis

Depois que o bebê se acostumou com estes legumes, comecei a acrescentar arroz e carne. E depois, caldinho de feijão. E assim fomos indo, até ele comer de tudo.
Com as frutas foi a mesma coisa, sempre oferecendo um tipo, depois outro. Comecei com mamão, maça e banana prata.
O importante é sempre observar, observar e observar. Percebi, por exemplo, que batata inglesa prendia o intestino do meu bebê. Então eu preferia dar a batata baroa ou, se desse a inglesa, dava mamão para ele comer no mesmo dia. Aliás, uma dica legal é acrescentar um fiozinho de azeite na comida, pois ajuda no funcionamento do intestino que, com a mudança de alimentação, tende a prender.
Sem esquecer também que é preciso começar a oferecer água entre as refeições, já que com a introdução dos sólidos, deixa-se de dar uma mamada e com isso, há diminuição da ingestão de líquidos.

2 comentários:

  1. Nossa, essa fase é bem delicada mesmo. Minha bb está com 8 dias que comecei a introduzir as papinhas salgadas e doces depois de 6 meses de amamentacao exclusiva, sei que não é fácil mas tb não é impossivel, hoje por exemplo foi um marco e tanto, ela comeu o que eu coloquei no pratinho tudinhoooo,legal né? kkkk , vitórias de mamães apaixonadas.
    Boa sorte pra gente e para os nossos bbs.
    Bjim,
    Franci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franci, esses bebês nos enchem de orgulho, némmm?! Depois de me tornar mãe eu aprendi a ficar feliz com essas coisas simples, como por exemplo, ver o filhote comer um pratão de comida! Ô coisa boa!

      Excluir