quinta-feira, 1 de março de 2012

Dormir de Barriga para cima é mesmo mais seguro?

Durante a minha gravidez, pesquisei sobre a melhor forma de colocar o bebê para dormir e acabei descobrindo a campanha da Pastoral da Criança, apoiada por várias entidades (inclusive pelo Ministério da Saúde e pela OMS), que diz que a posição mais segura para o bebê dormir é a de barriga para cima.


Além desta campanha, encontrei milhões de opiniões diferentes e percebi que não existe um consenso entre os médicos quanto a este assunto... De barriga para cima, alguns dizem que o bebê pode engasgar com o próprio vômito. De barriga para baixo e de lado, muitos dizem que existe um risco maior de o bebê ser acometido pela Síndrome da Morte Infantil Súbita (SMIS)
Com tantas opiniões, resolvi seguir meu coração de mãe e, como não me sentia segura de colocar meu baby para dormir de barriga para cima - ainda mais porque ele tinha refluxo - decidi colocá-lo deitado de lado, usando aqueles “rolinhos” para não deixar que ele virasse de barriga para baixo.
Mas, agora, passado mais de um ano do nascimento do meu filho, me deparei com uma pesquisa que diz que "apenas nos Estados Unidos, constatou-se que a morte de bebês caiu em 40% nos primeiros dois anos de campanha, onde as mães eram orientadas sobre como posicionar melhor seus bebês durante o sono".
Os pesquisadores encontraram relação entre a posição de o bebê dormir e a sua respiração, que pode ser afetada nas posições "de bruços"e de "lado", levando a morte súbita.
Mas, apesar da seriedade com que deve ser encarada a pesquisa, os médicos afirmam que "isto não deve preocupar as mães, principalmente as mães de primeira viagem, pois a SMIS não ocorre com freqüência alarmante e também não ocorre se os cuidados básicos forem tomados. As mães devem ter uma postura cuidadosa, sim, mas sem pânico, pois a tranqüilidade no ambiente é um dos fatores básicos para o desenvolvimento do bebê".
Minha gente, 40% é um número realmente muito alto para ser ignorado, vocês não acham?! Por via das dúvidas, quando tiver meu próximo baby, vou tentar deitá-lo de barriga para cima, como sugere a campanha! E vocês?!

2 comentários:

  1. A Catarina só dorme de barriga pra cima, com os dois braços bem abertos. Se colocarmos de lado (com o rolinho) ela se remexe, remexe, até conseguir ficar de barriga pra cima de novo. O detalhe é que a cabeça sempre pende pra um dos lados. Enfim, foi o bebê que aderiu à campanha, e não os pais. ;)

    Bisus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte! Você nem precisou se preocupar com o dilema de "em que posição colocar"...! Mamãe de sorte! :)

      Excluir