segunda-feira, 26 de março de 2012

Sexagem Fetal!




Depois que a gente descobre que está grávida, dá uma vontade enooorme de saber o sexo do bebê, até para poder dar um nome, comprar o enxoval e fazer planos, muuuuuitos planos para o baby que está a caminho... (Juro que admiro a tranquilidade desses seres superiores dessas pessoas que aguentam esperar o parto para saber o sexo do bebê!)
Até eu engravidar eu pensava que o único método para descobrir o sexo do bebê era a ecografia, lá pelos quatro meses de gestação... Mas, pesquisando na Internet, descobri que existe um exame de sangue, chamado "sexagem fetal", que detecta o sexo do bebê a partir da oitava semana!
Este exame, que não oferece qualquer risco para mãe e bebê, segue uma lógica simples. A partir da oitava semana, é possível detectar DNA do embrião no sangue da mãe. Como o embrião masculino tem os cromossomos XY e o feminino tem os cromossomos XX, se for detectado o cromossomo Y no sangue da mãe, quer dizer que o bebê será menino. Na ausência do cromossomo Y, será uma menina!
O resultado é bastante preciso, os laboratórios garantem 99% de probabilidade de acerto. Dá para dizer, portanto, que é mais confiável que a ecografia, que depende da interpretação do médico. O único probleminha é que este teste não é pago pelos planos de saúde e costuma custar cerca de R$ 300,00! Mas, para quem tiver um dinheirinho extra e for ultra mega power blaster ansiosa como eu, vale demaaaaaais a pena! O resultado sai em aproximadamente 5 dias úteis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário